Estudo de técnicas escrita para Big Band de arranjos vocais e instrumentais. O curso ensina técnicas específicas para esta formação de uso de blocos, couplings, clusters, policordes, acordes por quartas e escrita linear. Analisa grades de grandes arranjadores como Thad Jones, Sammy Nestico, Bob Brookmeyer e Maria Schneider. Demonstra a utilização e as propriedades das dobras de madeira e foca na aplicação criativa das técnicas de distribuição de vozes para uma melhor produtividade do músico e apreciação do arranjo pelo público.
PÚBLICO ALVO
Músicos de todos os instrumentos.
OBJETIVO
Introduzir conceitos de criação e desenvolvimento do arranjo e notação musical para sopros e seção rítmica a partir dos tópicos estudados no curso. O conteúdo da matéria provém do curso Big Band Writing da Berklee College of Music.
TÓPICOS DO CURSO
- Instrumentação
- Uníssono e Oitava
- Escrita por blocos
- Distribuição Aberta
- Escrita por quartas
- Escrita por clusters
- Escrita por policordes
- Escrita Linear
- Instrumentos de Madeira e Metais com Surdina
- Escrita Soli
- Escrita de Background
- Shout Chorus
- Análise de Grades
METODOLOGIA DE ENSINO
- As aulas demonstrarão técnicas de análise e harmonização com seus possíveis desenvolvimentos e aplicações e serão acompanhadas por material de apoio com exercícios baseados na bibliografia do curso.
- Todos os exemplos serão tocados pelo professor no piano ou reproduzidos por equipamento de som.
MATERIAL NECESSÁRIO
Caderno com pentagrama.
CARGA HORÁRIA
16 horas - oito aulas de duas horas de duração.
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