Curso: Arranjo III
Estudo de técnicas de distribuição de vozes para cinco ou seis vezes com a criação de arranjos vocais e instrumentais com seção rítmica. O curso aplica técnicas para uso de clusters, policordes, acordes por quartas e escrita linear. Analisa grades de grandes arranjadores como Gil Evans e Moacir Santos. Demonstra a utilização e as propriedades da flauta e clarineta. Foca na aplicação criativa das técnicas de distribuição de vozes para uma melhor produtividade do músico e apreciação do arranjo pelo público.

PÚBLICO ALVO
Músicos de todos os instrumentos.

OBJETIVO
Introduzir conceitos de criação e desenvolvimento do arranjo e notação musical para sopros e seção rítmica a partir dos tópicos estudados no curso. O conteúdo da matéria provém do curso Chord Scale Theory da Berklee College of Music.

TÓPICOS DO CURSO
- Instrumentação
- 4 e 5 vozes soli
- Escalas dos acordes
- Escrita por quartas
- Escrita por clusters
- Escrita por policordes
- Escrita Linear
- 6 vozes soli
- Flauta e Clarineta
- Construção do Arranjo
- Análise de Grades

METODOLOGIA DE ENSINO
- As aulas demonstrarão técnicas de escrita e criação de arranjos com seus possíveis desenvolvimentos e aplicações e serão acompanhadas por material de apoio com exercícios baseados na bibliografia do curso.
- Todos os exemplos serão tocados pelo professor no piano ou reproduzidos por equipamento de som.

MATERIAL NECESSÁRIO
Caderno com pentagrama.

CARGA HORÁRIA
10 horas - cinco aulas de duas horas de duração.

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